Ape­sar de cus­to al­to, pro­cu­ra por se­gu­ro pa­ra ce­lu­lar dis­pa­ra no Bra­sil

Em al­ta. No ano pas­sa­do, to­tal pa­go por usuá­ri­os des­se ti­po de se­gu­ro su­biu 70% e atin­giu R$ 900 mi­lhões, se­gun­do a fe­de­ra­ção do se­tor; ex­pec­ta­ti­va é que mo­da­li­da­de, que cus­ta até 25% do pre­ço do apa­re­lho, con­quis­te mais 2 mi­lhões de cli­en­tes até de­zem­bro

  • O Estado de S. Paulo., Brasil

 

In­ves­ti­men­to. Vi­vi­a­ne Qu­ei­ro­ga pa­ga cer­ca de R$ 120 por mês pa­ra ga­ran­tir des­con­to em no­vo apa­re­lho ca­so se­ja rou­ba­da

Em meio aos al­tos ín­di­ces de cri­mi­na­li­da­de no País, as se­gu­ra­do­ras es­tão fa­tu­ran­do com o au­men­to da de­man­da por se­gu­ro de apa­re­lhos de te­le­fo­ne ce­lu­lar. Atu­al­men­te, já exis­tem 2,5 mi­lhões de apa­re­lhos se­gu­ra­dos, mas a ex­pec­ta­ti­va é que es­se nú­me­ro al­can­ce 4,5 mi­lhões de usuá­ri­os até o fim do ano, se­gun­do a Fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Se­gu­ros Ge­rais (FenSeg).

Em um ano, o va­lor to­tal pa­go em men­sa­li­da­des pe­los usuá­ri­os

'Aca­bei com o mes­mo apa­re­lho e pe­la me­ta­de do pre­ço que pa­ga­ria. Se eu ti­ves­se si­do rou­ba­da sem o se­gu­ro, te­ria de com­prar ou­tro.' 'En­vi­ei vá­ri­as men­sa­gens di­zen­do que não acei­ta­ria um mo­de­lo in­fe­ri­or, que es­ta­vam me ofe­re­cen­do.' Vi­vi­a­ne Qu­ei­ro­ga GE­REN­TE DE PRO­JE­TOS des­se pro­du­to sal­tou 70%, de R$530 mi­lhões, em 2016, pa­ra R$ 900mi­lhões, em 2017. Se­gun­do aFenSeg, o to­tal de­sem­bol­sa­do cor­res­pon­de a cer­ca de 15% a 25% dova­lor do apa­re­lho, de­pen­den­do daco­ber­tu­ra con­tra­ta­da. No ano pas­sa­do, 300 mil do­nos de apa­re­lhosse­gu­ra­dos fo­ram in­de­ni­za­dos. 'Ocus­to (ao con­su­mi­dor) não é tão bom. O ris­co ele­va o pre­ço', dis­seBru­no Kelly, pro­fes­sor da Es­co­laNa­ci­o­nal de Se­gu­ros.

Um exem­plo de cli­en­te da mo­da­li­da­de é a ge­ren­te de pro­je­tos Vi­vi­a­ne Qu­ei­ro­ga, que já es­tá na sua se­gun­da apó­li­ce de se­gu­ro de apa­re­lho te­lefô­ni­co. A pri­mei­ra foi res­ga­ta­da se­te me­ses após a con­tra­ta­ção, quan­do te­ve o te­le­fo­ne rou­ba­do. O in­ves­ti­men­to foi ele­va­do, en­tre as par­ce­las men­sais de R$ 75 que já ti­nham si­do qui­ta­das e a fran­quia de 32% do va­lor do apa­re­lho, pa­ga na oca­sião do rou­bo, ela cal­cu­la ter de­sem­bol­sa­do cer­ca de R$ 2 mil, a me­ta­de do va­lor do ce­lu­lar rou­ba­do.

'Aca­bei com o mes­mo apa­re­lho e pe­la me­ta­de do pre­ço que pa­ga­ria. Se eu ti­ves­se si­do rou­ba­da sem o se­gu­ro, te­ria de com­prar ou­tro', res­sal­tou Vi­vi­a­ne, lem­bran­do que o aten­di­men­to de sua se­gu­ra­do­ra pas­sou lon­ge da per­fei­ção. 'Deu tra­ba­lho. En­vi­ei vá­ri­as men­sa­gens di­zen­do que não acei­ta­ria um mo­de­lo in­fe­ri­or, que era o que es­ta­vam me ofe­re­cen­do. Mas daí eles dis­se­ram que pro­cu­ra­ri­am um for­ne­ce­dor e aca­ba­ram me dan­do um apa­re­lho do mes­mo ní­vel', res­sal­tou.

O no­vo te­le­fo­ne já tem umano­va apó­li­ce con­tra­ta­da, des­sa vezcom pres­ta­ções mais ele­va­das, decer­ca de R$ 120, mas ta­xa de fran­quia mais bai­xa, 23% do va­lor dobem. 'No fim das con­tas sai­rá pra­ti­ca­men­te o mes­mo cus­to ca­so euse­ja rou­ba­da no­va­men­te', dis­se ela.

Ris­co al­to. O cál­cu­lo do ris­co le­va em con­si­de­ra­ção a in­ci­dên­cia de rou­bos e fur­tos de apa­re­lhos. A Agên­cia Na­ci­o­nal de Te­le­co­mu­ni­ca­ções (Ana­tel) pu­bli­cou no bo­le­tim in­ter­no da agên­cia re­gu­la­do­ra, na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra, uma al­te­ra­ção no cro­no­gra­ma do pro­je­to Ce­lu­lar Le­gal, pa­ra an­te­ci­par o blo­queio de apa­re­lhos ir­re­gu­la­res no Rio de Ja­nei­ro. A me­di­da aten­de a um pe­di­do do in­ter­ven­tor fe­de­ral no Rio, ge­ne­ral Bra­ga Net­to.

O blo­queio de apa­re­lhos rou­ba­dos já ocor­re des­de 2002, mas a par­tir de 2015 pas­sou a ser pos­sí­vel fa­zê-lo sem o nú­me­ro do Imei (es­pé­cie de iden­ti­da­de de ca­da apa­re­lho). O pro­ble­ma é que até os ce­lu­la­res blo­que­a­dos são frau­da­dos pa­ra que pos­sam ser reu­ti­li­za­dos.

O pro­je­to Ce­lu­lar Le­gal, que aAna­tel co­or­de­na, tem o ob­je­ti­vo decoi­bir a aqui­si­ção de apa­re­lhosadul­te­ra­dos, rou­ba­dos e ex­tra­vi­a­dos. Des­de 22 de fe­ve­rei­ro des­teano, os usuá­ri­os de ce­lu­la­res ir­re­gu­la­res ha­bi­li­ta­dos em Goiás e noDF es­tão re­ce­ben­do men­sa­gens in­for­man­do que os apa­re­lhos se­rãode­sa­ti­va­dos. A se­gun­da fa­se, queco­me­ça em 23 de se­tem­bro, in­clui­rá os de­mais es­ta­dos do Cen­tro-Oes­te, a re­gião Sul, além de Acre,Rondô­nia, To­can­tins, Es­pí­ri­to San­to e Rio de Ja­nei­ro. A ter­cei­ra e úl­ti­ma fa­se te­rá iní­cio em 7 de ja­nei­ro de 2019, abran­gen­do o Nor­des­te e os de­mais es­ta­dos das re­giões Nor­te e Su­des­te.

'Por que o nú­me­ro de blo­quei­os não cai? Por­que ao mes­mo tem­po au­men­ta o nú­me­ro de usuá­ri­os e de apa­re­lhos. É ób­vio que há me­ca­nis­mos sen­do de­ba­ti­dos, de com­ba­te a es­sas ten­ta­ti­vas de dri­blar es­se ti­po de blo­queio (do Imei). Há uma dis­cus­são in­ter­na­ci­o­nal até so­bre dar mais ro­bus­tez aos apa­re­lhos pa­ra di­fi­cul­tar es­se ti­po de frau­de. Mas o nú­me­ro de smartpho­nes tem su­bi­do, en­tão a ba­se tem cres­ci­do. Não dá pa­ra iso­lar uma va­riá­vel a ou­tra', ava­li­ou o ge­ren­te de Re­gu­la­men­ta­ção da Ana­tel, Fe­li­pe Ro­ber­to de Li­ma.

Há cer­ca de um mês, o ge­ne­ral Bra­ga Net­to re­co­nhe­ceu, du­ran­te uma pa­les­tra, a di­fi­cul­da­de que o co­man­do con­jun­to da in­ter­ven­ção fe­de­ral no Rio tem en­fren­ta­do em re­du­zir os rou­bos de rua no Es­ta­do. Se­gun­do ele, es­se ti­po de ocor­rên­cia es­tá atu­al­men­te con­cen­tra­da em rou­bo de apa­re­lhos de te­le­fo­ne ce­lu­lar. Por is­so se­ria ne­ces­sá­ria a co­la­bo­ra­ção da Ana­tel pa­ra o blo­queio de apa­re­lhos. En­tre mar­ço e maio, os rou­bos de rua caí­ram só 1,43%, in­for­mou o ge­ne­ral du­ran­te pa­les­tra.


Categoria: Notícia

Publicado em:

© 1996-2018 Grupo Forster - Todos os direitos reservados! - Administradora e Corretora de Seguros - é mais SEGURO na FORSTER.

by Redbit