Garantia estendida será regulamentada

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) prometem abrandar as dores de cabeça dos consumidores com as garantias estendidas, que são os seguros extras comercializados com produtos do varejo, como eletrodomésticos. As instituições estão elaborando um conjunto de propostas para regulamentar esse tipo de serviço, que deverão ser entregues em 19 dias. Entre os pontos a serem discutidos estão o fim da venda casada e da apólice coletiva do seguro.

Segundo o relatório da Susep, foram detectados 'uma série de problemas relacionados a comercialização de seguros por meio de estabelecimentos de varejo'. Conforme análise da superintendência, 'os baixos índices de sinistros constatados em alguns ramos são indicadores da inadequação dos produtos ou mesmo total desconhecimento na aquisição por parte dos consumidores'.

Ou seja, muitos clientes compram os seguros sem saber e, mesmo que haja algum dano no produto, acabam não utilizando o benefício. Dessa forma, o segmento acabou se transformando em um negócio lucrativo. Só no primeiro trimestre deste ano, o setor movimentou R$ 682,7 milhões.

O grupo técnico também deve propor a substituição da apólice coletiva do seguro pelo modelo individual. Da forma como é feito hoje, cada consumidor que adquire um produto é apenas incluído em uma apólice já existente. A Susep entende que, como no modelo coletivo, o varejista é o único intermediário e o responsável pelo cumprimento das obrigações contratuais, corre-se o risco de que o comerciante atue defendendo os próprios interesses. Ainda de acordo com o relatório, 'a equipe de vendas nem sempre se encontra adequadamente capacitada e, em muitos casos, não há o suporte da seguradora ou de corretor especializado'.

Além da Susep e da Senacon, o grupo técnico é composto pelos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Uma reunião com os representantes do varejo aconteceu na última semana para definir as diretrizes a serem trabalhadas nos próximos dias. Na segunda-feira que vem, eles voltam a se encontrar.


Categoria: Notícia

Publicado em:

© 1996-2018 Grupo Forster - Todos os direitos reservados! - Administradora e Corretora de Seguros - é mais SEGURO na FORSTER.

by Redbit