Goodyear orienta motoristas sobre cuidados antes de viajar no carnaval

 
 Pneu

Número de acidentes e mortes no trânsito posiciona o Brasil em 8o lugar no ranking dos países com mais ocorrências nas estradas

O feriado mais esperado no ano pelos brasileiros irá movimentar as estradas nos próximos dias com milhões de veículos ocupando as rodovias de todo o País. No entanto, para não transformar a alegria do feriado em preocupação, são necessários alguns cuidados antes de pegar a estrada. 

Embora os acidentes durante o carnaval de 2012 tenham diminuído em comparação ao ano anterior, os números de ocorrências ainda são muito altos. Dados da Policia Rodoviária Federal (PRF) mostram que houve uma redução de 9,6% de vítimas fatais, com 122 mortes, e 27,4% menos acidentes, com 1.984 ocorrências e 1.148 feridos. Os números posicionam o Brasil em 8º lugar no ranking de países com mais acidentes nas estradas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por tudo isso, para que o passeio com a família e os amigos termine com a mesma alegria com que começou, a Goodyear (www.goodyear.com.br), uma das principais fabricantes de pneus do mundo, preparou algumas dicas especiais para que você saiba o que fazer antes de pegar a estrada.

Cuidados ao pegar a estrada:

- Condições dos pneus: quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, podem ser considerados praticamente "carecas" e têm a sua segurança comprometida. As consequências são um maior risco de estouro do pneu, instabilidade do veículo em pistas molhadas, aumento da possibilidade de derrapar e necessidade de espaço maior para executar uma frenagem segura.

- Calibragem dos pneus: confira no manual do proprietário a calibragem correta dos pneus, que varia em cada veículo. Quando incorreta, a pressão pode prejudicar a dirigilidade, fica mais suscetível a cortes e impactos, além de diminuir a vida útil do pneu e consumir mais combustível. A calibragem deve ser feita, de preferência, com os pneus frios.

- Estepe: muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e checar também suas condições gerais.

- Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível. 

- Check-up: Leve seu veículo até uma loja especializada e confira o perfeito funcionamento dos sistemas de freios, suspensão, injeção eletrônica, carga de bateria, faróis e lanternas, palhetas dos limpadores. 

- Verifique os níveis: Não esqueça de checar o nível do óleo do motor, freios, direção hidráulica e também o líquido de arrefecimento do radiador. 

- Evite deixar objetos mal acomodados ou sobre o porta-pacotes traseiro, utilize o porta-malas. Além de prejudicar a visibilidade do condutor, em caso de acidentes esse objetos serão lançados contra os ocupantes dos veículos.

- Diante de um imprevisto, como um pneu furado, pane ou acidente, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a pelo menos 30 metros da traseira do veículo e, se possível, evite parar em curvas ou logo após a ela, ou em qualquer local que seja difícil ver o veículo parado.

- Lembre-se: os cintos de segurança são obrigatórios tanto para os bancos dianteiros quanto traseiros e são indispensáveis para a segurança dos ocupantes do veículo.

- Dirija em velocidade compatível com a via. A alta velocidade diminui o tempo de reação do motorista a aumenta o risco de um acidente mais grave. 

- Nunca beba antes de dirigir. Além de ser proibido por lei, diminui consideravelmente os reflexos e a capacidade do motorista de tomar decisões.

E se chover?

- Em caso de chuva, diminua a velocidade, acenda os faróis baixo mesmo de dia e aumente a distância para o carro da frente, já que a frenagem fica prejudicada nessas condições. No caso de aquaplanagem, tire o pé do acelerador e não pise nos freios até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.
- Mantenha distância. Em geral, é necessária uma distância maior para frear em superfícies molhadas e escorregadias, por isso é importante não ficar muito próximo dos veículos à frente. Certifique-se também de que os faróis, luzes traseiras, luzes de freio e pisca-piscas do veículo estejam funcionado bem.
- Saiba quando parar. Se a chuva ou outras intempéries ficarem muito fortes, pode ser melhor encostar em um local seguro e parar. Chuva forte pode sobrecarregar as palhetas do limpador, mantendo uma lâmina folha quase contínua de água sobre o para-brisa. Quando a visibilidade for tão limitada que os limites da estrada ou outros veículos não puderem ser vistos a uma distância segura, é hora de considerar uma pausa. 
- Não se esqueça dos sapatos. Da mesma forma que os pneus servem fora do carro para aderir à superfície da estrada durante condições de clima chuvoso, a aderência do calçado dentro do carro também é importante. Cuidado com tapetes molhados ou solas úmidas de sapato ou bota, pois isso pode fazer com que os pés do motorista escorreguem sobre pedais. 
Goodyear no Brasil 
A Goodyear no Brasil, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada, para mineração e para aviação, além de materiais para recapagem, está presente no Brasil há mais de 90 anos e conta com três mil funcionários no país.

A companhia possui operações em duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 100 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.

Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores.

Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br


Categoria: Notícia

Publicado em:

© 1996-2018 Grupo Forster - Todos os direitos reservados! - Administradora e Corretora de Seguros - é mais SEGURO na FORSTER.

by Redbit