Os pla­nos de saú­de não são o di­a­bo

Na imen­sa mai­o­ria das ve­zes, os cli­en­tes são aten­di­dos den­tro de ro­ti­nas ope­ra­ci­o­nais e sem ne­nhu­ma com­pli­ca­ção, bas­tan­do a apre­sen­ta­ção da car­tei­ra do pla­n

Tem gen­te que sa­ta­ni­za os pla­nos de saú­de pri­va­dos co­lo­can­do ne­les a cul­pa por to­das as ma­ze­las do sis­te­ma de saú­de na­ci­o­nal. Das fi­las no SUS aos de­sem­pre­ga­dos que per­de­ram seus pla­nos, as ope­ra­do­ras dos pla­nos de saú­de pri­va­dos, pa­ra eles, são os vi­lões da his­tó­ria por­que que­rem ga­nhar di­nhei­ro com saú­de, o que se­ria um cri­me.

Mi­nha pri­mei­ra re­ti­cên­cia co­me­ça aí. Que pro­fis­si­o­nal que tra­ba­lha com saú­de não ga­nha di­nhei­ro exer­cen­do sua pro­fis­são?In­do além, se­rá que o me­lhor dosmun­dos não se­ria as San­tas Ca­sasse­rem su­pe­ra­vi­tá­ri­as? Se o fos­sem, não de­pen­de­ri­am do SUS pa­ra exer­cer a mi­se­ri­cór­dia e ofe­re­cer aten­di­men­to dig­no aos mi­lhões de bra­si­lei­ros que de­pen­dem de­las.

Não te­nho pro­cu­ra­ção pa­ra de­fen­der os pla­nos de saú­de pri­va­dos e con­cor­do que as di­fe­ren­ças en­tre eles são gran­des e que uns ope­ram me­lhor do que ou­tros. O que não quer di­zer que se­jam to­dos ban­di­dos ou res­pon­sá­veis pe­las ma­ze­las que con­de­nam mi­lhões de pes­so­as a um aten­di­men­to chin­frim por­que o go­ver­no não tem mais di­nhei­ro pa­ra in­ves­tir em saú­de.

Os pla­nos de saú­de pri­va­dos não são he­róis. Não é es­sa sua fun­ção. O que eles pro­me­tem e na mai­o­ria das ve­zes en­tre­gam é o cum­pri­men­to de seus con­tra­tos, ar­can­do di­re­ta ou in­di­re­ta­men­te com os cus­tos dos pro­ce­di­men­tos mé­di­co-hos­pi­ta­la­res de seus con­su­mi­do­res, des­de que es­te­jam co­ber­tos.

Mas se os pla­nos de saú­de pri­va­dos não são he­róis, tam­bémnão são demô­ni­os, nem es­tão aípa­ra as­som­brar a via de quem tem um pro­ble­ma de saú­de e ne­ces­si­ta de­les. Na imen­sa mai­o­riadas ve­zes, os cli­en­tes são aten­di­dos den­tro de ro­ti­nas ope­ra­ci­o­naisfá­ceis e sem ne­nhu­ma com­pli­ca­ção, bas­tan­do a apre­sen­ta­ção dacar­tei­ra do pla­no pa­ra a re­a­li­za­ção de uma sé­rie de pro­ce­di­men­tos.

Exis­tem si­tu­a­ções em que o se­gu­ra­do é obri­ga­do a so­li­ci­tar a au­to­ri­za­ção pré­via pa­ra a re­a­li­za­ção dos pro­ce­di­men­tos in­di­ca­dos, mas mes­mo es­tas au­to­ri­za­ções nor­mal­men­te são da­das de for­ma rá­pi­da, sem mai­o­res bu­ro­cra­ci­as. O exem­plo da ju­di­ci­a­li­za­ção cres­cen­te do te­ma não é ar­gu­men­to vá­li­do pa­ra mos­trar a má-fé ou a in­ten­ção da ope­ra­do­ra do pla­no em não aten­der o cli­en­te. É evi­den­te que as ope­ra­do­ras não são iguais e is­so po­de le­var a di­fe­ren­ças im­por­tan­tes nos ser­vi­ços pres­ta­dos, va­ri­an­do bas­tan­te de pla­no pa­ra pla­no.

É ver­da­de que a Agên­cia Na­ci­o­nal de Saú­de Su­ple­men­tar (ANS)es­tá bus­can­do so­lu­ções viá­veis pa­ra per­mi­tir que os se­gu­ra­dos deope­ra­do­ras sem es­ca­la ou con­di­ções mí­ni­mas pa­ra aten­dê-los den­tro dos re­qui­si­tos exi­gi­dos pos­sammi­grar pa­ra ou­tras ope­ra­do­ras capa­zes de ga­ran­tir-lhes o aten­di­men­to pa­ra o qual pa­gam. Umgran­de nú­me­ro de ope­ra­do­ras pe­que­nas não tem con­di­ção de fa­zerfren­te ao qua­dro e a úni­ca so­lu­ção é sua saí­da do mer­ca­do, se­ja pe­lain­ter­rup­ção das ati­vi­da­des, se­japor­que é ab­sor­vi­da por ou­tra em­pre­sa mai­or e mais ca­pi­ta­li­za­da.

Es­ta si­tu­a­ção é con­sequên­cia da Lei dos Pla­nos de Saú­de, que im­pe­de o sur­gi­men­to de pro­du­tos mais afi­na­dos com a re­a­li­da­de.

Além dis­so, a cri­se por que o Bra­sil pas­sa afas­tou mi­lhões de pes­so­as dos pla­nos de saú­de pri­va­dos. O im­pac­to da per­da de re­cei­ta fra­gi­li­zou mais de uma ope­ra­do­ra, pe­la per­da de es­ca­la, pa­ra fa­zer fren­te aos seus com­pro­mis­sos. Sim­ples­men­te su­as des­pe­sas pas­sa­ram a ser mai­o­res do que su­as re­cei­tas e nin­guém con­se­gue vi­ver mui­to tem­po gas­tan­do mais do que ga­nha.

A im­por­tân­cia da con­tri­bui­ção das ope­ra­do­ras de pla­nos de saú­de po­de ser afe­ri­da pe­lo nú­me­ro im­pres­si­o­nan­te de 1,5 bi­lhão de pro­ce­di­men­tos au­to­ri­za­dos anu­al­men­te. Não só por­que sig­ni­fi­cam bi­lhões de re­ais pa­gos aos pres­ta­do­res de ser­vi­ços, mas por­que pra­ti­ca­men­te de­so­ne­ram o SUS do aten­di­men­to de 50 mi­lhões de bra­si­lei­ros que in­te­gram o sis­te­ma.

Com a re­to­ma­da do cres­ci­men­to, al­guns mi­lhões de pes­so­as de­vem vol­tar a ser cli­en­tes dos pla­nos de saú­de pri­va­dos. É bom,mas é pou­co pa­ra me­lho­rar oaten­di­men­to mé­di­co-hos­pi­ta­lar.Os pla­nos pri­va­dos res­pon­dempor mais de 60% dos re­cur­sos in­ves­ti­dos em saú­de. Uma le­gis­la­çãocom me­nos ide­o­lo­gia e mais prag­ma­tis­mo po­de­ria per­mi­tirque mais gen­te fos­se aten­di­da poreles.


Categoria: Notícia

Publicado em:

© 1996-2018 Grupo Forster - Todos os direitos reservados! - Administradora e Corretora de Seguros - é mais SEGURO na FORSTER.

by Redbit