8 curiosidades sobre seguro viagem

27/01/2014 / Fonte: O Globo

 

Europa exige seguro do viajante

Nas viagens para alguns países da Europa - como França, Espanha, Itália e Portugal -, é obrigatório ter um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. O Tratado de Schengen estabelece que este seguro deve cobrir assistência médica por doença ou acidente.

Contrato

Leia atentamente o contrato, verificando o limite da cobertura, os itens cobertos pelo seguro e, principalmente, as exceções de atendimento. Observe também de que forma você pode entrar em contato com a empresa em caso de emergência durante a viagem.

Seguro x Assistência

Somente sociedades seguradoras autorizadas pela Susep, órgão regulador do setor, podem comercializar seguros. As empresas autorizadas podem ser consultadas no site da autarquia (www.susep.gov.br).

Existem empresas que oferecem exclusivamente serviços de assistência à viagem. A atuação dessas empresas, no entanto, não é objeto de fiscalização da Susep. Os produtos vendidos por elas não podem ter características de seguro.

Cartão de crédito

Caso escolha o seguro-viagem oferecido pelo cartão de crédito, verifique exatamente quais são as condições de utilização. E, claro, as coberturas e as exceções. Normalmente, o seguro desse tipo só vale se a passagem aérea for comprada com o cartão. Algumas administradoras oferecem seguros gratuitos, dependendo do tipo e da bandeira do cartão.

Pagamento e reembolso

Esclareça com a seguradora, antes de assinar o contrato, o que será pago pelo seguro e quais os custos precisarão ser pagos por você para, depois, serem reembolsados pela companhia.

Esportes de aventura

Os planos de seguro-viagem tradicionais não costumam oferecer cobertura de acidentes com esportes de aventura, como esqui, alpinismo e mergulho. Se sua viagem inclui atividades desse tipo na programação, o mais indicado é escolher um plano específico.

Doenças preexistentes

Despesas com doenças preexistentes não costumam ser pagas pelo seguro. Em geral, em caso de emergência, apenas o primeiro atendimento é coberto pelo plano contratado. Nas viagens de navio, o atendimento costuma ser feito pelo médico de plantão a bordo. Confirme no contrato do seguro de viagem se este tipo de consulta é coberta pelo plano ou se a companhia fará o reembolso depois.

Viajantes mais velhos

As companhias seguradoras têm preços mais altos para viajantes com idade acima de 70 anos. Algumas, no entanto, não chegam nem a aceitar fazer seguro para o turista mais velho.


Contrate o seu em http://www.oppcaosegura.com.br/seguro_viagem/ 

 


Categoria: Notícia

Publicado em:

© 1996-2018 Grupo Forster - Todos os direitos reservados! - Administradora e Corretora de Seguros - é mais SEGURO na FORSTER.

by Redbit