Projeto cria seguro obrigatório do meio ambiente

10/06/2016 / Fonte: CQCS | Jorge Clapp

meio ambiente

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado analisa projeto que altera a Lei 6.938/81, a qual dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, e o Decreto-Lei 73/66, para instituir o seguro mínimo obrigatório ambiental.

A proposta, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), inclui entre as coberturas obrigatórias o seguro de responsabilidade civil por dano ao meio ambiente e a terceiros no caso de empreendimentos e atividades para os quais seja exigido o licenciamento ambiental.

Além disso, estabelece que, sem prejuízo dos demais requisitos aplicáveis ao licenciamento ambiental, o órgão ambiental licenciador exigirá, nos casos em que houver a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), a comprovação da contratação do seguro mínimo obrigatório por dano ambiental, como condição para a concessão da licença ambiental para início da operação do empreendimento ou da atividade.

O valor segurado do seguro mínimo obrigatório ambiental será fixado na fase inicial do licenciamento pelo órgão ambiental licenciador, conforme critérios objetivos estabelecidos em regulamento. 'Acreditamos que o seguro mínimo obrigatório ambiental seja essencial e totalmente compatível com a necessidade de cobertura do grande risco, ou seja, de garantir o equilíbrio ecológico por meio de consórcios de seguradoras, como ocorre com o Seguro DPVAT, que tem a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito', argumenta o autor do projeto.


Categoria: Notícia

Publicado em:

© 1996-2018 Grupo Forster - Todos os direitos reservados! - Administradora e Corretora de Seguros - é mais SEGURO na FORSTER.

by Redbit